Assista os documentários das produtoras Maravilha Filmes, Voamundo e Câmara Clara
“A viola, na cantoria repentista, é um pequeno detalhe… Mas que tem uma grande importância.” Depoimento do repentista e escritor Donzílio Luiz presente em “Me responda cantador”, mosaico de depoimentos e músicas autorais registradas pela equipe do projeto Viola Central em entrevistas com violeiros e violeiras do Distrito Federal.
Neste filme, os violeiros repentistas Donzílio Luiz, Chico de Assis, João Santana, Zé Moacir, Messias de Oliveira e Valdenor de Almeida apresentam algumas modalidades de cantoria, toques e ritmos na viola repentista. Com a participação especial de Roberto Silva e Geraldo Queiroga na cantoria registrada na Feira da Guariroba, em Ceilândia-DF.
FICHA TÉCNICA Duração: 29 minutos | Ano: 2020 Direção, Câmera e Edição: Daniel Choma Direção de Pesquisa Musical: Domingos de Salvi Direção de Produção e Som Direto: Tati Costa Produção: Voamundo e Câmara Clara
“Se você fosse uma música, qual seria?”. A partir dessa e de outras perguntas, o filme retrata de que modo os violeiros e violeiras se relacionam com o universo musical em que estão inseridos. “A música do ser” é um dos cinco curtas resultantes do projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas. O projeto apresenta entrevistas e performances musicais com os violeiros Tião Mineiro, João Paulo Amaral, João Arruda, Paulo Freire, Renival Cruz, Marcos Ricardo, Candeeiro, Thiago Rossi, Messias da Viola e a dupla Joãozinho e Geraldinho.
FICHA TÉCNICA
Duração: 13 minutos | Ano: 2017
Direção, Câmera e Edição: Daniel Choma
Direção de Produção: Tati Costa e Sara Melo
Direção de Pesquisa Musical: Domingos de Salvi
Finalização de Áudio: Paulo Lahude Costa Franco
Câmera Adicional: Marcos Franco Moschetti
Devoção, costumes, pactos e lendas. Neste documentário, os personagens refletem sobre as histórias que permeiam o universo místico da viola. “Pacto cobra” é um dos cinco curtas resultantes do projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas. O projeto apresenta entrevistas e performances musicais com os violeiros Tião Mineiro, João Paulo Amaral, João Arruda, Paulo Freire, Renival Cruz, Marcos Ricardo, Candeeiro, Thiago Rossi, Messias da Viola e a dupla Joãozinho e Geraldinho.
FICHA TÉCNICA
Duração: 24 minutos | Ano: 2017
Direção, Câmera e Edição: Daniel Choma
Direção de Produção: Tati Costa e Sara Melo
Direção de Pesquisa Musical: Domingos de Salvi
Finalização de Áudio: Paulo Lahude Costa Franco
Câmera Adicional: Marcos Franco Moschetti
Em suas serras e águas, a Região Bragantina, no interior do estado de São Paulo, guarda muitas riquezas naturais. Este é o cenário do universo mágico vivido por mestres e mestras da tradição popular de herança caipira do lugar. Das paisagens do mundo real até o infinito sobrenatural, a conexão é estabelecida por meio de rituais e formas de expressão culturais e religiosas que atravessam as gerações.
Ano: 2021
Direção e montagem: Mário de Almeida
Produção: Carolina Scatolino e Mário de Almeida
Música original: Ricardo Vignini
Este filme apresenta pessoas que encontram na música de viola suas principais formas de expressão e celebram valores em comum, reunidas em orquestras de viola caipira e outros grupos do estado de São Paulo. Seus conflitos e descobertas compõem parte da trajetória do instrumento que é símbolo da cultura brasileira.
Ano: 2018
Direção e montagem: Mário de Almeida
Pesquisa: Saulo Alve e Mário de Almeida
Produção: Carolina Scatolino e Mário de Almeida
Música original: Domingos de Salvi, Dino Vicente e Fábio Miranda
Pagode, pagode de viola, pagode caipira ou pagode sertanejo é um ritmo que surgiu na década de 1960 e consagrou a dupla Tião Carreiro e Pardinho na música brasileira. Este documentário acompanha o processo do pesquisador Saulo Alves em sua busca por mais conhecimentos acerca da importância do violão no acompanhamento do pagode, a partir da parceria entre Tião Carreiro e o Maestro Itapuã.
Ano: 2017
Direção e montagem: Mário de Almeida
Pesquisa: Saulo Alves
Produção: Saulo Alves e Mário de Almeida