Desde a década de 1980, a escolarização da viola vem avançando, porém, a partir de empreendimentos pedagógicos individuais, carecendo de uma sistematização sólida e coletiva do conhecimento musical da viola. “Cada violeiro é uma escola” – acostumou-se a dizer. Assim, a Escola da Viola foi criada com o propósito de dialogar com os diversos conhecimentos acumulados pelos violeiros e violeiras atuais, com objetivo de proporcionar ao aprendiz uma experiência musical e sociocultural multifacetada que contemple diferentes abordagens, desde as tradições populares da viola às suas infinitas possibilidades.
O idealizador da Escola da Viola foi Bruno Sanches, que para adensar a ideia convidou Fábio Miranda e Luiz Antônio Guerra, em 2021, para uma série de encontros, nos quais traçaram a missão, visão e valores desse projeto. No entanto, devido aos rumos que a vida dá, a implementação dessa ideia não foi possível até 2023. Atualmente Fábio e Luiz Antônio atuam como professores, mas não participam da gestão da plataforma. Na atual estrutura Bruno Sanches atua como professor e diretor artístico pedagógico enquanto Clebson Ribeiro atua como diretor de tecnologia e publicidade
Essa grande comunidade chamada Escola da Viola terá em sua estrutura curricular todos os assuntos que possam interessar a estudantes de viola, bem como todos os professores que tenham algo a somar com esse coletivo.
Portanto, a partir do objetivo de ser um coletivo cultural em torno da viola, contamos com as sugestões de nossos membros para aprimorar nossa plataforma a cada dia.
Ser uma escola colaborativa, constituída a partir da prática, perspectiva e ensinamentos de vários violeiros e violeiras, com objetivo de proporcionar uma experiência integral de aprendizagem musical e sociocultural a partir da viola.
Ser a principal referência de ensino de viola na internet, por meio de um plano de assinatura econômico e acessível.
Consolidar um método que supra a demanda de um ensino amplo, sistematizado, pedagogicamente orientado e não-personalizado da viola, ou seja, a partir da cooperação de distintos violeiros e violeiras, cobrindo todos os aspectos e lacunas de aprendizagem do instrumento.
Objetivo de proporcionar ao aprendiz uma experiência musical e sociocultural multifacetada que contemple diferentes abordagens, desde as tradições populares da viola às suas infinitas possibilidades.