Rafael Schimidt é um virtuose do violão dedicado ao estudo da música brasileira. Profundo conhecedor da música caipira lançou o álbum Violão Caboclo em 2020.
Rafael cresceu no interior de São Paulo, criou-se na roça, onde aprendeu com o pai as primeiras modas. Depois descobriu o choro e mergulhou na música genuinamente brasileira, participando ativamente do movimento e tocando com os maiores nomes da cena do choro paulistano.
Com influências de Baden, Rafael Rabelo, Paco de Lucia, e Yamandú Costa e com um estilo erudito, mesclado ao caipira, tem como resultado uma música brasileira exótica, virtuosa e autêntica. E foi essa combinação excepcional que encantou um de seus ídolos e referência Yamandú Costa, com quem teve o prazer de duetar em um show em Bragança Paulista, interior de São Paulo.
Rafael coleciona em torno de 80 composições e, para nosso deleite, lançou seu quinto álbum de canções autorais, intitulado “Novo Tempo” O disco tem participações de Tuco Pellegrino, parceiro de Monarco, Dudu Nicacio e AlexSouza.
Atualmente investe principalmente no projeto “Violão Caboclo” que é um trabalho de releituras da música caipira, arranjadas para violão solo e que conta com participações especiais como Gilberto Lamaison, Jackson Antunes e Yamandú Costa.